188 petabytes ou 188 mil discos de 1 TeraByte

06/03/2010 16:15

Aguarde, logo você vai usar muito este prefixo para potência de 10 que significa o número 1 seguido de 15 zeros. 188 petabytes seria o mesmo que 188 mil discos rígidos de 1 TeraByte, ou o mesmo que 2,7 milhões de horas de vídeo em HD, ou todo o tráfego que registra a BrT em um mês.

 

Para os amantes do conteúdo adulto: saibam que 188 petabytes permitiria gravar vídeo pornô sem parar durante os próximos duzentos anos, é mole?

Surpreso? Pois essa é, ao menos em teoria, a capacidade a que poderá chegar a quinta versão do padrão CompactFlash, 188 petabytes. Seguindo com os exemplos comparativos, com apenas cinco delas poderíamos armazenar todos os dados dos computadores pessoais do estado de Minas Gerais.

Até agora, o padrão 4.1 limitava até os ridiculamente escassos 147 GB, e na prática o máximo que podemos comprar hoje em dia são 64 Gb, ainda que existam a mais. Este tipo de cartão que foi caindo em desuso por causa dos cartões de memória SD, ou os microSD, menores e muito usados por celulares, câmeras compactas ou reprodutores de Mp3. Os cartões CompactFlash tinham ficado relegados ao uso com câmeras profissionais, por exemplo.

Mas a verdade é que tudo isso pode começar a mudar, o máximo das memórias SD atual, com o padrão SDXC, chega até 2 TB, a anos luz dos 188 que estamos falando.

Dá para imaginar semelhante capacidade? E nesse espaço? Se eu tivesse implicado minimamente na comercialização de conteúdos não apostaria um "puto" pelo DVD, ou pelo Blu-Ray, ou por qualquer outro tipo de suporte.

Em pensar que um dia imaginei que jamais conseguiria encher o HD com (inimagináveis) 40 Megabytes que comprei para o meu 8086 último modelo.